A Impressão Consciente não é só legal!

A Impressão Consciente não é só legal!

Publicado em 18 de Abril de 2020


Um pouco de história sobre impressão...

Depois de desenvolver a impressão tipo mecânica móvel, por volta de 1439, Gutenberg foi pioneiro na evolução da impressão, ganhando a alcunha de “pai” da impressão.

O trabalho mais notável de Gutenberg remonta à criação da Bíblia "Quarenta e duas linhas": o primeiro livro impresso com tipo móvel na Europa.

Você sabia?

Os consumidores normalmente, procuram consumir produtos de empresas com o “selo de sustentável”, portanto, posionar sua empresa no mercado com ações sustentáveis efetivas é um diferencial para as vendas e inclusive para as ações da empresa na bolsa de valores.

____________________________________________________________________

A impressão colorida em média, pode ser 8 a 10 vezes mais cara que a impressão preto e branca. Muitas vezes a impressão colorida, representa 40% dos custos com impressão.

Olhando o viés de Sustentabilidade, devido seu processo químico de fabricação a impressão colorida é mais nociva para a natureza em relação a impressão preta e branca.

Então já temos um direcionamento onde focar a redução, certo?

Sustentabilidade empresarial é um conjunto de ações que uma empresa toma, visando o respeito ao meio ambiente e o desenvolvimento sustentável da sociedade.

Cada vez mais os consumidores vão buscar produtos e serviços de empresas sustentáveis.

Uma empresa sustentável é motivo de orgulho para clientes e para os próprios colaboradores. Esse termo é definido como sendo um conjunto de ações adotadas pelas empresas com o objetivo de atuar de maneira consciente e com atitudes éticas.
O que ela mais visa é o respeito ao ambiente e à sociedade a qual está inserida.


O que é impressão Consciente afinal?

Na prática impressão consciente é quando imprimimos algo somente se necessário e na quantidade correta para uso.

Principal desafio da impressão consciente é o uso de um conjunto de ferramentas e ações para redução do volume de impressão, gerando um impacto positivo para a comunidade e meio ambiente por conta da redução do consumo de papel, energia elétrica e poluentes químicos gerados pelos equipamentos obsoletos.

Importante disseminar o conceito de impressão consciente, reforçando a preocupação com a adoção de práticas sustentáveis em todas as suas rotinas, produtos e processos.

Quer saber mais?

Tudo pode ser melhorado! Entre em uma jornada para Melhoria Contínua de Processos e Redução de Custos ainda hoje.

O Ebook Impressão Consciente é focado 100% em redução de custos de impressão.
Fonte: Click aqui para saber mais..

Principais benefícios

Financeiro
- Redução drástica de despesas recorrentes com o serviço de impressão.

Sustentabilidade
- Uso consciente dos recursos naturais, com redução no consumo do papel, energia e água.

Cultura Organizacional
- Transformação comportamental das pessoas no que diz respeito, a correta utilização do serviço de impressão e recursos naturais. Esse comportamento pode ser estendido para outros serviços na empresa.

Mercado
- Posicionamento junto aos clientes, como empresa alinhada com os compromissos de Sustentabilidade em benefício de todos.


Você já viu falar do conceito Paperless?

Termo em inglês, que significa “escritório sem papel’, o conceito Paperless já é falado há mais de 30 anos no mercado de trabalho e é requerido pela sustentabilidade empresarial.

É fato que empresas de todos os tamanhos estão interessadas em descobrir como ser tornarem mais rápidas e eficientes ao substituírem integral ou parcialmente a utilização de papel.

O grande desafio do paperless é a mudança cultural. Trabalhar em um ambiente sem papel requer planejamento, uso de tecnologias adequadas, treinamento e mudanças de hábitos.

Contudo, não se pode negar que muito papel, acaba sendo o vilão dentro dos negócios, impedindo que as empresas sejam mais ágeis e com custos desnecessários.


Dicas valiosas para colocar em pratica

Impressão Duplex
Utilize impressora com função Duplex. A impressão automática na frente e verso da folha chega a reduzir muito o consumo de papel dentro de uma empresa.

Documentos digitalizados
Priorize a digitalização, ao invés, da impressão. Deixando a impressão somente para documentos legais ou sensíveis.
Ferramenta de Controle O uso da tecnologia permite uma melhor gestão da volumetria impressa e dos custos com impressão.

Impressão multipágina
Quando possível imprimir mais de uma folha por página, pois isso otimiza o consumo de papel e de cartucho.

Revise os documentos
É importante dedicar alguns minutos para a checagem dos dados e da formatação dos documentos antes da impressão, algo que evitará gastos desnecessários.

Reutilize o papel
Incentivar o uso dos papéis usados, ajuda o ambiente de trabalho ecologicamente consciente.

Agora é com você! Vai lá entre em sua jornada para uma Impressão Consciente

Espero que você coloque em prática o aprendizado, implantando os projetos e dicas em sua empresa, seu cliente ou na empresa que trabalha.


Importante reforço

Tudo pode ser melhorado! Entre em uma jornada para Melhoria Contínua de Processos e Redução de Custos ainda hoje.

O Ebook Impressão Consciente é focado 100% em redução de custos de impressão.
Fonte: Click aqui para saber mais..