Cultive seus relacionamentos! Já tomou aquele cafezinho com seu amigo?

Cultive seus relacionamentos! Já tomou aquele cafezinho com seu amigo?

Publicado em 21 de outubro de 2019

Cultive seus relacionamentos! Já tomou aquele cafezinho com seu amigo?

Não há quem possa manter um mínimo de equilíbrio sem ter ao menos uma pessoa com quem dividir momentos de descontração e divertimentos, como um cafezinho ou uma cervejinha para espairecer e se esquecer, por breves momentos que sejam, do montante de dissabores que fazem parte da vida.

Quando esse tema é abordado temos muita dificuldade em parar para separar um tempinho merecido para nós, pois sempre estamos atrasados com os afazeres do dia a dia, seja no trabalho ou em casa.

Se qualidade de vida é importante para você, vamos lá: convide essa semana um amigo para um café casual.
Nada como um café com a pessoa certa, não é verdade?

Você sabia?

Tomar café com um amigo: uma das melhores terapias do mundo!

Fonte: https://www.agrandeartedeserfeliz.com

O que a ciência nos diz sobre os relacionamentos...
Por mais que algumas pesquisas te digam que metade dos seus amigos não te considera um amigo de verdade, há vários motivos para comemorar esses relacionamentos. Conheça oito fatos científicos que vão te fazer valorizar as amizades que você já tem e aquelas que ainda estão por vir. 


1. Ter um melhor amigo de infância é bom para a saúde


Pesquisadores apontaram que ter um melhor amigo de infância pode ser fundamental para a saúde mental na vida adulta.

2. Boas amizades mudam o jeito que você vê o mundo e o seu reflexo


Um estudo de 2018 do Journal of Social and Personal Relationships sugere que suas amizades moldam, literalmente, a maneira como você enxerga o mundo e até o seu próprio reflexo. A pesquisa foi curta, mas sugere que uma amizade próxima representa uma conexão que vai além da conexão entre indivíduos. 

3. Amigos próximos têm atividade cerebral parecida


“Diga-me com quem andas e eu te direi quem és”. O velho ditado, segundo um grupo de pesquisadores da universidade norte-americana Dartmouth, está mesmo correto.

4. Estudo sugere que amigos são geneticamente semelhantes


De acordo com um novo estudo feito pela Universidade Yale, seus amigos podem ter um lugar na sua árvore genealógica.

5. Boas amizades na infância podem fazer bem para a sua saúde na vida adulta


Pesquisadoras norte-americanas acompanharam a saúde de 267 homens na faixa dos 30 anos de idade e perguntaram aos pais deles se eles passavam muito tempo com os amigos quando eram crianças. O resultado? Os homens que, segundo os pais, brincavam mais com os colegas durante a infância, também tinham menor índice de massa corporal e pressão arterial mais baixa na vida adulta.

6. Interagir com mais pessoas faz bem para saúde


Segundo um estudo publicado no periódico Journals of Gerontology, idosos que interagem mais com familiares, amigos e conhecidos têm melhores índices de saúde e bem-estar emocional. Os resultados também mostraram que aqueles que conversavam mais com amigos e conhecidos se exercitavam mais, eram bem-humorados e tinham menos sentimentos negativos.

7. Cantar junto é o melhor jeito de fazer novos amigos


Uma pesquisa publicada pela Universidade de Oxford, na Inglaterra, avaliou como a proximidade entre estranhos evolui no decorrer de um curso artístico.

8. Número de amigos e padrão de amizade se mantêm com o passar do tempo


Pesquisadores da Aalto University School of Science, na Finlândia, monitoraram dados de celulares de adolescente britânicos desde o colegial até sua entrada na universidade. A ideia era analisar quantas relações próximas eles mantinham. A pesquisa mostrou que as pessoas têm "assinaturas" ou “padrões de intimidade” com as outras, e isso costuma ser mantido ao longo da vida.

Dica valiosa

Não podemos deixar de lado a necessidade de desfrutar momentos de lazer junto a pessoas boas e verdadeiras, para que não sucumbamos diante dos inúmeros problemas que lotam a nossa vida de entraves.

Nosso emocional precisa de refresco e serão as pessoas que nos amam, sem ressalvas, os calmantes especiais que tornarão os nossos passos mais seguros.

Algumas frases de pensadores...

“Companheirismo e lealdade são sinônimos de felicidade.”
Internet

“A solução para a solidão não é mais isolamento, mas companheirismo e comunidade.”
Internet

“A amizade surge do mero companheirismo quando dois ou mais companheiros descobrem que têm em comum algum discernimento, interesse ou mesmo gosto que os outros não compartilham e que, até aquele momento, cada um acreditava ser seu próprio tesouro (ou fardo).” 
(CS Lewis)

“Amizade é companheirismo, é estar junto nos dias ruins, é sentir quando as coisas não andam bem. É sintonia, parceria, esquecer das festas para passar a noite conversando.”
Internet


Reflexão final

“Nada é exatamente como queremos, então não deixe pra amanhã o que pode ser feito hoje, imprevistos acontecem a todo o momento.”
Israel Ziller

As empresas buscam um equilíbrio entre a vida pessoal e profissional de seus funcionários. De nada adianta ser eficiente e não gerar resultados para a empresa por conta de problemas de saúde ou emocionais.

Elabore um plano semanal, travando sua agenda pelo menos de 1 a 2 horas para aquele cafezinho e depois de um tempo reflita sobre os benefícios. Por fim, divulgue para seus amigos com o objetivo de multiplicar essa boa prática.

Então, se você ficou convencido da importância de cultivar relacionamento, vá tomar aquele café com o seu amigo que será fantástico!