Gestão à Vista, você conhece esse conceito?

Gestão à Vista, você conhece esse conceito? Sabe a importância?

Publicado em 26 de março de 2019

O próprio terno “gestão à vista” já é autoexplicativo. Tem como finalidade mostrar as informações à vista para os gestores e colaboradores de uma organização. 

Normalmente são dados que refletem o andamento dos trabalhos em um departamento ou mesmo em toda uma empresa.

Ainda na maioria das empresas culturalmente as informações são geradas e disponibilizadas para um público alvo e geralmente para os níveis de gestão.

Nessa cultura a informação quando compartilhada ou multiplicada aos demais níveis em especial na operação, por muitas vezes são interpretadas de forma incorreta. O entendimento dos objetivos, metas ou mesmo indicadores não fazem muito sentido e consequentemente o engajamento do time não acontece na prática.  

Gestão à Vista vem para tirar a subjetividade e dar transparência sobre as informações. Este conceito já vem sendo implementados nos órgãos públicos e empresas privadas, mas pode ser aplicado em qualquer situação inclusive em sua vida pessoal, com suas finanças. 

Um exemplo é o no caso do Ministério da Cultura, qualquer cidadão pode acessar as informações relativas à lei de incentivo fiscal à cultura, a Lei Rouanet, através de um blog específico dentro do site do MinC.
(cultura.gov.br)

“Não se gerencia o que não se mede,

não se mede o que não se define,

não se define o que não se entende,

e não há sucesso que não se gerencia

(William Edwards Deming)

 
Segue alguns benefícios, pois existem mais outros importantes dependendo do ponto de vista e necessidade:

• Facilita a tomada de decisões; 
• Democratização das informações;
• Maior engajamento do time.

Perguntas tais como: “O que é preciso ser feito? O que estamos fazendo no momento? O que foi feito no passado? “, já justificam a iniciativa de implementar a Gestão à Vista.

Existem diversas ferramentas disponíveis no mercado e em uma breve consulta na internet, encontra-se de forma rápida e detalhada as possibilidades de implantação da Gestão à Vista.

Independente do nível de maturidade nesse assunto, você pode iniciar a implantação com o uso do Kanban que pode ser no formato lúdico ”uso de post it ” ou digital “Kanban On Line - gratuito”.   

Dica 1: Normalmente as empresas disponibilizam televisores ou monitores em lugares estratégicos para que todos possam ter acesso diário as informações. 

Dica 2: Recomendação para aprofundar mais no assunto e desenvolver sua própria solução de Gestão à Vista: Edson Miranda tem diversos artigos publicados na plataforma do Linkedin, um conteúdo fantástico:  Click aqui!

Artigo originalmente publicado em: blog.qualitor

Pense bem, faz sentido não ter na sua empresa a Gestão à Vista,
ou aceitará o risco de não saber se realmente esta no caminho certo.

O que você achou? Deixe seu comentário.