Liderar pelo exemplo é o modelo mais efetivo de engajamento

Liderar pelo exemplo é o modelo mais efetivo de engajamento

Publicado em 15 de novembro de 2019

Liderar pelo exemplo é o modelo mais efetivo de engajamento

Uma das formas de liderança mais eficazes é a liderança pelo exemplo. Ou seja, é quando o líder demonstra a seu time a forma como ele deve trabalhar, utilizando o seu próprio dia a dia para fazê-lo.

Este método de trabalho foge um pouco ao comum, tornando o líder um membro do seu próprio time e não um corpo estranho que fica responsável apenas por delegar tarefas e fazer cobranças.

Você sabia? A liderança é uma virtude que pode ser reconhecida em qualquer ser humano.

Qualquer um, independente da sua condição física, cultural, social ou econômica pode se tornar um líder; basta ter consciência e clareza do que lhe é proposto e quais os resultados que deverá alcançar. Como disse Sthephen Covey: “Suas ações falam mais alto e com mais clareza do que as suas palavras“.

As ações são as formas de concretizar o que dizemos. A pessoa que diz uma coisa e faz outra não é confiável.

Se você não interiorizar o que diz, nunca agirá conforme suas palavras.

Infelizmente, quando uma pessoa se torna um exemplo para os outros ela é muito “cobrada”. Qualquer detalhe negativo pode manchar a sua reputação e as suas boas obras. As pessoas estão mais preocupadas em mostrar os defeitos ou um “passo em falso” do que elogiar as qualidades.

O líder, por sua vez, estará sendo observado constantemente, principalmente, pelos seus liderados.

Reciprocidade

É o princípio que sugere que as pessoas devolvem para você o tipo de tratamento que eles recebem.

Se você toma a iniciativa e oferece algo de valor ou uma atitude positiva, tudo vai voltar para você.

Portanto, se você gostaria de começar algo a partir de uma situação, dê o primeiro passo. Isso vai aumentar a probabilidade de receber de volta uma ação positiva.

Você sempre será referência para os seus comandados, para o bem ou para o mal, por isso é importante que suas palavras reflitam as suas atitudes.

7 dicas de liderar pelo exemplo

Essas são apenas 7 das muitas maneiras de liderar pelo exemplo. Este estilo de liderança deve ser praticado de forma contínua e ser realizado dentro e fora do local de trabalho, para que seja verdadeiro.

1. Coloque a mão na massa
Faça o seu trabalho e conheça o seu mercado. Você não tem que ser o técnico mais avançado da equipe, mas você precisa ter um conhecimento profundo da sua empresa e do seu mercado.
Os líderes têm muita responsabilidade, mas é importante trabalhar ao lado de sua equipe. Esta é uma ótima maneira de construir a confiança e continuar a desenvolver o seu conhecimento e suas habilidades.

2. Cuidado com o que você diz
Ações falam mais alto do que palavras, mas as palavras podem ter um grande impacto sobre a moral, tanto melhor quanto para pior.
Esteja consciente do que você diz, para quem você diz e para quem está ouvindo o que você diz.
Demonstre sempre apoio para os membros da equipe. Se alguém precisar de orientação extra, faça isso de portas fechadas.

3. Respeite a cadeia de comando
Uma das maneiras mais rápidas de causar deterioração estrutural, promover confusões e dano moral, gira ao redor dos funcionários.
Todos os membros da equipe precisam respeitar a liderança em todos os níveis. Se os líderes não respeitam a cadeia de comando, quem irá respeitar?

4. Ouça a equipe
Como líderes, às vezes, estamos tão consumidos com metas, dando diretrizes ao negócio, orientando as pessoas e falando, que nos esquecemos de parar e ouvir. Se o mecanismo de recrutamento e formação estiver funcionado bem, você deve ter uma equipe de especialistas para pedir assessoria.

Importante: Um sinal de boa liderança é saber que você não sabe de tudo. Ouça e peça feedback a sua equipe regularmente.

5. Assuma responsabilidades
Como diz o ditado, a liderança é solitária. O topo é um lugar muito solitário. Não coloque a culpa na burocracia.
Grandes líderes sabem quando aceitar que erros foram cometidos e tomam para si a responsabilidade de corrigi-los.
Não importa se os membros da sua equipe desarrumam o que você faz. Se você for o líder, você precisa assumir a responsabilidade.

6. Deixe a sua equipe trabalhar
Pare de microgerenciar pessoas e tarefas e tudo ao seu redor. Comunique o propósito e a manifestação da sua empresa junto com os objetivos.
Em seguida, recue e deixe a equipe trabalhar e inovar, se for o caso. Defina esse modelo para que todas as equipes, líderes e gerentes façam o mesmo.

7. Cuide de si mesmo
Bem-estar e exercícios são essenciais para uma boa liderança. Quanto mais você cuidar de si mesmo, mais energia você terá e melhor será o resultado do seu trabalho.
A única maneira de construir uma cultura orientada a valores é liderar pelo exemplo. Entre em forma e siga em frente.

Reflexão final

Ninguém pode ensinar o que não sabe e o que não pratica. As pessoas que são um exemplo de vida são capazes de mudar o ambiente onde vivem e se desenvolvem. Em muitos casos, são líderes anônimos da comunidade que transformam a sua vida e ajudam os outros a se desenvolver.

Algumas frases de pensadores...

“Dar o exemplo não é a melhor maneira de influenciar os outros, mas é o único caminho”.
Albert Einstein

“O exemplo é a única maneira de liderar”
Internet