O que esperar da transformação digital?

O que esperar da transformação digital?

Publicado em 11 de junho de 2017

Alguns anos venho observando debates positivos, matérias, posts sobre este tema e resolvi fazer meu segundo artigo para deixar aqui e compartilhar com os amigos o meu entendimento de forma muito simples sem direcionar alguma organização ou solução.

Segundo o Gartner existe uma grande oportunidade com o avanço crescente dos dispositivos da internet das coisas (IoT) que nos próximos anos serão bilhões conectados atendendo diversos tipos serviços de forma mais eficaz.

No Brasil estamos no início desta jornada e existe a necessidade de criação de novas leis, normas para o direcionamento correto das iniciativas.

Para os negócios a transformação digital deve trazer uma melhoria no índice de eficiência operacional, fazendo mais com menos e usando a criatividade e não só a parte tecnológica. Por motivos óbvios é necessário a transparência na aplicação dos investimentos necessários para as implementações e consequentemente uma governança muito de perto do VPL deste investimento.

O engajamento dos funcionários nas organizações é extremamente necessário, pois um ambiente colaborativo com uma comunicação correta e simples facilitará em muito a adoção e percepção dos ganhos com a transformação digital. Não podemos deixar de lado a experiência do usuário (UX) um ponto muito importante que é de certa forma disrruptivo.

A transformação digital é por característica: dinâmica, urgente e necessária! Uma adaptação rápida as iniciativas implementadas trarão benefícios em curto prazo e de certa forma a sustentabilidade ou sobrevivência de organizações.