Por que o autocuidado é muito importante no seu dia a dia e no trabalho?

Por que o autocuidado é muito importante no seu dia a dia e no trabalho?

Publicado em 15 de julho de 2019

Autocuidado

O autocuidado pode ser definido como qualquer ação deliberada que você toma em prol da sua saúde mental, física e emocional.

Quando pensamos em “autocuidado”, podemos pensar em banhos de banheira ou ir todos os dias para a academia, mas a verdade é que é muito mais do que isso!

Todos temos a consciência de que reservar um tempo, priorizar sua própria vida e cultivar uma rotina consistente de autocuidado não só ajudará você a evitar os sintomas da síndrome de burnout, mas também pode ajudá-lo a aumentar sua produtividade e aproveitar melhor seu tempo no trabalho.

Em sua essência, a resposta para a pergunta "o que é autocuidado?” tem a ver com nutrir a relação e a conexão que você tem consigo. Trata-se de dar ao seu ”eu” completo (mente, corpo e espírito) exatamente o que você precisa para funcionar da melhor e mais feliz forma possível.

Você sabia?

Síndrome de burnout é um desgaste que prejudica os aspectos físicos e emocionais da pessoa, levando a um esgotamento profissional. O termo foi criado pelo psicanalista americano Herbert Freudenberger, em 1974, para descrever o problema que ele mesmo enfrentava junto com seus colegas.

“Profissionais super realizadores crônicos muitas vezes são dependentes da atitude ‘Eu posso fazer tudo' para se sentirem realizados e seguros em seus empregos. E este é um típico sintoma da Síndrome de Burnout. E, mais que isso, essa atitude não corresponde a realidade. Quando você tenta fazer tudo, o tempo todo, é mais provável que você só consiga uma coisa: a Síndrome de Burnout.”

Como exemplo, ao longo dos 17 anos em que trabalhei diretamente no segmento financeiro, recebi diversos e-mails, informando o número alarmante de trabalhadores em licença médica devido a falta da prática do autocuidado.

“Sim, cada dia mais os trabalhadores estão adoecendo e alguns são aposentados compulsoriamente”.

4 práticas simples de autocuidado 

1. Durma bem
Há uma enorme correlação entre produtividade e sono — ou seja, se você não dorme o suficiente (ou bem o suficiente), sua produtividade vai sofrer.

2. Largue seu celular
Você pode pensar que o seu celular é o segredo para você se tornar uma potência da produtividade (afinal, é basicamente um supercomputador no seu bolso!).

3. Esteja (e permaneça) presente
A maioria das pessoas gasta muito tempo se estressando com o passado ou o futuro — tanto que isso as impede de estar presentes no agora.

4. Dê uma chacoalhada nos seus dias e jogue a rotina pela janela
Pode ser fácil se prender a uma rotina e, por mais que bons hábitos possam nos tornar mais produtivos, fazer a mesma coisa todos os dias pode fazer o nosso trabalho (e a nossa vida!) caírem “na mesmice”.

Autocuidado na prática!

Se atualmente você não está colocando o conceito de autocuidado em prática, aqui estão algumas dicas para começar a incorporá-lo consistentemente na sua rotina diária de trabalho (e de cuidados pessoais!):

• Comece com passos pequenos
O propósito do autocuidado é sentir que você tem mais — não menos — tempo e liberdade para fazer as coisas.
 
• Marque um encontro... com você!
A rotina do autocuidado não vai simplesmente acontecer — você precisa fazer com que ela aconteça. Agende o autocuidado no seu calendário como se fosse qualquer outro compromisso importante.

• Experimente novas práticas de autocuidado
Você pode passar por um processo de tentativa e erro até encontrar as práticas de autocuidado que vão trazer os maiores benefícios para o seu trabalho, sua produtividade e sua vida.

• Lide com o estresse
Tirar de 5 a 30 minutos todas as manhãs para meditar ou simplesmente ficar em silêncio.

• Tenha uma rede de apoio
Passe algum tempo com amigos, familiares e pessoas que façam você se sentir bem consigo mesmo.

• Não se esqueça do lazer
É importante ter tempo para a diversão, principalmente, quando estiver estressado. Procure atividades com as quais consiga relaxar e estar cercado de gente querida.

• Elogie-se
Incentive-se dizendo uma frase positiva, pessoal, poderosa e precisa sempre que estiver para baixo. Ex.: “Estou fazendo o meu melhor” ou “Eu acredito em mim”.

• Alimente-se bem 
Comer alimentos saudáveis ajudará a mantê-lo energizado e sadio.

Reflexão final

Praticar o autocuidado gera todo o tipo de benefício para sua saúde física, mental e emocional e também pode transformar você em uma potência da produtividade. Então, o que você está esperando? Domine a sua mentalidade, coloque-se em primeiro lugar e comemore ao conseguir fazer mais coisas como consequência de colocar o que é o autocuidado em prática!

Pense: Qual é o seu conceito de saúde? O que você faz para preservá-la? 

Algumas frases de pensadores...

“Aquele que não tem tempo para cuidar da saúde vai ter que arrumar tempo para cuidar da doença.” Lair Ribeiro

“Estamos na era dos fracassados saudáveis e dos vitoriosos doentes.” Danilo Félix

“Exercício: o seu melhor plano de saúde.” Rodrigo Zacca