Quer mudar de país com sucesso? Planejamento é o diferencial

Quer mudar de país com sucesso? Planejamento é o diferencial

Publicado em 16 de Julho de 2020

“Planejamento é uma palavra que significa o ato ou efeito de planejar, criar um plano para otimizar a alcance de um determinado objetivo. Esta palavra pode abranger muitas áreas diferentes.” Fonte: “Internet”

Vai mudar? Já fez seu Planejamento?

Quando pensamos nessa ação “mudar algo, do ponto A para o B”, vem sempre essa pergunta na mente, não é verdade. Se fizemos uma pesquisa com amigos, a grande maioria ira responder que planejar é importante, mas porque poucas pessoas fazem, na prática?

Você Sabia?

O grande inimigo do planejamento é o imediatismo e a busca de resultados a qualquer preço.

Benefícios do planejamento?

Olhando por esse viés, podemos considerar a existência de diversos benefícios, mas quero compartilhar os principais na minha opinião:

• Melhor identificação de riscos e de oportunidades;
• Uso inteligente dos recursos disponíveis;
• Maior agilidade nos processos internos e externos;
• Maximização de lucros.

Então, logicamente você pode concluir que a falta de planejamento é o oposto dos itens apresentados acima. Concorda?

Veja que interessante essa afirmativa!

A única coisa que muda a vida é a mudança. A mudança pede a atitude de quem percebe a oportunidade de virada, encara o desafio, e faz o que precisa ser feito, correndo os riscos que nela estão embutidos, mesmo sabendo que pode, eventualmente, quebrar a cara. Fonte: “Site o SEGREDO”


Agora vamos falar sobre mudança?

É uma grande decisão, então considerar o planejamento prévio é fundamental, prudente e inteligente. Quero compartilhar com você uma visão estratégica para essa situação de forma simples e objetiva, mas não detalhada.


Antes de iniciar tudo!

• É importante estar claro o motivador dessa mudança e o impacto se ocorrer a mudança. Por isso, recomendo manter alguns cuidados para não ter dores de cabeça:
• Procure uma comunicação transparente com seus pais, sua (e) esposa (o) e filhos, normalmente eles serão impactados com sua decisão.
• Super recomendado não falar com mais pessoas, além das mencionadas acima. Quanto mais pessoas souberem sobre a mudança, a probabilidade de ter problemas aumenta. Ditado: “A fila de sugestões e críticas é gigante, mas a quantidade de pessoas quem realmente ajudam, quase não existe”.
• Superado os itens acima, a melhor decisão a ser tomada, é a sua decisão! Acredite sempre em você e faça o planejamento.

Que tal conduzir a mudança como um projeto?

Conceito de Projeto: “Um processo único, consistindo de um grupo de atividades coordenadas e controladas com datas para início e término, empreendido para alcance de um objetivo conforme requisitos específicos, incluindo limitações de tempo, custo e recursos”. Fonte: Maximiano (2002, p.26),

Olhando uma visão menos técnica, todo projeto tem 3 partes: Antes | Durante | Depois

Principais itens do ANTES

- Utilizar uma plataforma de gestão de projetos para planejamento e gestão das atividades. Deixo a sugestão da ferramenta www.trello.com

- Estudar profundamente a cultura do país destino. Este item consideramos, muito mais importante em relação a outros que vou compartilhar, existe um estudo que a maioria dos imigrantes tem problemas no dia a dia devido a cultura.

- Verifique com é o clima durante todo o ano e tome a decisão de mudar no verão se possível. Sabemos que, qualquer lugar no mundo normalmente no verão as pessoas estão mais abertas e consequentemente facilitará sua adaptação nos primeiros meses.

- Sobre o custo de vida é obrigatória a pesquisa e também é importante ressaltar que não podemos fazer comparação entre os países pois, depende muito o que é qualidade para você! Um site bacana para pesquisa é o https://www.numbeo.com/cost-of-living/

- Ainda nesse tema de custos “dinheiro”, tenha uma reserva de contingência de 6 meses pelo menos. Considerar as despesas básicas do mês e multiplicar por 6 vezes.

- Finalmente, jamais esquecer de estar alinhado com seus dois principais sócios: governo e banco!

Banco - Vai utilizar sua conta bancária no Brasil? Sim, precisa habilitar o uso do cartão de crédito e transferências no exterior. Recomendação: Manter a conta no Brasil de preferência em um banco digital para pagar menos taxas.

Governo – Como ficará a declaração do imposto de renda e o pagamentos de outros impostos como IPTU por exemplo? Entre no site da Receita Federal e veja suas opções, aqui não tenho sugestão, novamente depende muito do seu plano.


Principais itens do DURANTE

- Realizar um encontro com as principais pessoas do seu círculo de amizade. Acredite, depois de um tempo longe do Brasil a falta que essas pessoas farão, pode até doer “Depoimentos de alguns amigos que moram em outros países”. Recomendo executar essa ação somente depois de tudo certo com a mudança!

- Validar todos os itens do seu planejamento para evitar problemas devido falta de documentação, no que diz respeito, as exigências legais. Com isso garantir que 100% dos itens, antes da mudança, foram realizados.

- Procure não executar nenhuma ação no dia da mudança, seu planejamento deve prever a finalização das ações pelo menos 2 dias que antecede o dia da viagem. Viajar tranquilamente, sabendo que fez até aquele momento tudo o que era possível é a melhor situação.

- No dia da mudança, chegar com antecedência no aeroporto, levar somente o que é necessário e deixar separado a documentação necessária para apresentar as autoridades. Isso você fez a lição de casa bem feita!


Principais itens do DEPOIS

- Focar nas ações relativas às documentações exigidas para permanência e vivência no país. Quanto antes estar em conformidade com essa parte é o ideal.

- Fazer o reforço no conhecimento sobre a cultura do país (estudo prévio que você já fez).

- Evitar aquisições nos primeiros dias ou meses, inicialmente parece que tudo é barato. Dica: No exterior existem diversas formas de laser e turismo gratuito.

- Esquecer “hipoteticamente” que você tem uma reserva de dinheiro, ou seja, considere já no início a construção de uma nova reserva de contingência, novos imprevistos aparecerão!

- Verificar e validar os processos deixados no Brasil, ou seja, verificar se esta funcionando. Exemplo: Tudo certo enviar e receber dinheiro?

- Por fim, validar se todos seus endereços digitais estão atualizados e funcionando.



Conclusão

“Planejar é mitigar riscos antes, durante e depois da mudança”.

“Não planejar é assumir todos os riscos e depender da sorte que tudo vai dar certo”.